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O que é uma Martech? Conheça 8 Ferramentas de Marketing Digital

Provavelmente você já conhece os termos fintechs (mercado financeiro), edtechs (educação), healthtechs (saúde). E agora a palavra da vez é a Martech. Martech é uma junção das palavras “Marketing” e “Technology”. O termo “Martech” foi criado para designar empresas inovadoras de marketing. Mas o que é de fato uma Martech? Neste post vou explicar tudo sobre o assunto e te apresentar 10 ferramentas muito utilizadas pelos profissionais de marketing.

 No mundo de hoje, um ativo que estamos a todo momento tentando gerenciá-lo é o tempo. E para profissionais de marketing, em particular, às vezes temos que gerenciar diversos projetos, atividades em paralelo.

E nada melhor do que termos ferramentas martechs que possam nos auxiliar na coleta e análise de dados, automatizar tarefas,  entre outras, tornando nosso tempo mais produtivo.

Atualmente no mercado existem diversas opções de ferramentas martech a disposição. E qual escolher para a sua empresa? 

Neste post irei te apresentar as funcionalidades de alguma dessas ferramentas, e como elas podem te auxiliar a maximizar as suas estratégias de marketing. Aproveite para escolher as melhores opções para o seu negócio.

Mas antes vamos entender o que é uma martech, para que servem, como funcionam, qual a diferença entre uma Martech e Adtech e muito mais. Vem comigo!

O que é uma Martech?

Martech é a junção das palavras “Marketing” e Tecnology”, na qual este termo se refere a qualquer tipo de software ou ferramenta que faz uso de tecnologias digitais para otimizar processos e estratégias  de marketing.

Exemplos: ferramentas de envio de e-mail marketing como RD Station, ferramenta de CRM como Salesforce, plataformas de gestão de mídias sociais como Hootsuite e Mlabs, entre outras ferramentas que veremos mais adiante.

Ou seja, as Martechs são empresas inovadoras, que visam através de suas soluções tecnológicas, facilitar o trabalho dos profissionais de marketing no dia a dia. Atividades como planejamento, monitoramento, execução e coleta de dados podem ser realizadas com as Martechs.

As Martechs se tornaram tão importantes, que segundo um estudo da Gartner , quase 30% do orçamento das equipes de marketing é destinado a elas.

Para que servem as Martechs e quais as principais categorias?

Imagine uma lista com 100 e-mails (estou sendo bem tranquilo) e você ter que enviar sua mensagem um a um. Ou ainda todos os dias ter que ficar esperando aquele melhor horário para fazer sua postagem nas redes sociais.

Brincadeiras à parte, com apenas essas duas situações simples, podemos ver como seria o mundo de um profissional de marketing sem as Martechs.

Todas as Martechs tem como objetivo auxiliar nas atividades de gestão de marketing e tarefas como automação de marketing, análise de dados, gestão de campanhas entre outros.

As principais categorias de Martechs são:

  • Automação de marketing: ferramentas que automatizam aquelas tarefas repetitivas como por exemplo, robôs que com um acionamento através de palavras pré-selecionadas enviam mensagens personalizadas em massa;
  • Análise de dados: coletar, analisar e interpretar dados para tomar melhores decisões de estratégias de marketing;
  • Gerenciamento de conteúdo: isto inclui ferramentas para gerenciar, criar e publicar conteúdo em diversos canais como as redes sociais, concentrando tudo em apenas um lugar;
  • Publicidade Programática: ferramentas para automatização da compra e entrega de anúncios;
  • Gestão de relacionamento com o cliente: os CRMs são ferramentas que ajudam a gerenciar as interações com seus clientes e concentrar todos os seus prospects;
  • Análise de redes sociais: monitore a analise como está a sua presença digital e engajamento em todas as mídias.

Veja também: 10 dicas de como usar as redes sociais para vender

Como funciona uma Martech?

A princípio parece que as Martechs estão apenas voltadas para criação e disponibilização de sistemas de automação, mas não é somente isso. 

Muitas dessas ferramentas utilizam tecnologias como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para lidar com um grande volume de dados e com isso fazer análises para prever padrões, aumentando assim a capacidade preditiva das empresas para se antecipar às suas estratégias de marketing.

Por isso, nós como profissionais de marketing temos que buscar conhecer diversas ferramentas como Google Analytics, RD Station, SEMrush, mLabs entre outras

Conheça 8 Ferramentas Martechs

Chegou o momento de conhecermos algumas ferramentas de Martech muito utilizadas atualmente no mercado. Você vai ver que todas as ferramentas trazem como grande benefício principalmente aos gestores de marketing, elaborar estratégias de vendas baseadas em dados.

As aplicações são variadas, desde automatização de envio de e-mail marketing, gestão de mídias sociais, gestão de relacionamento com cliente, entre outras. Veja a seguir.

1 – Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta número 1 utilizada pelos profissionais de marketing, acredito que seja uma das primeiras ferramentas a serem instaladas em um website.

Com ela é possível fazer o monitoramento do seu site vendo informações como páginas mais acessadas, conversões, por qual dispositivo as pessoas estão acessando o seu site, de qual localidade estão vindo os acessos, entre outros dados.

E ainda o Google Analytics se integra com outras ferramentas do Google como Google Ads, Google Search Console.

Em outubro de 2020, essa ferramenta passou por um reformulação integrando recursos de BI e Inteligência Artificial. Atualmente a ferramenta se encontra na sua versão 4.

Se você ainda não tem o Google Analytics instalado no seu site, você está perdendo informações importantíssimas que podem ajudar o seu negócio a crescer mais. 

Por isso abaixo, estou deixando duas recomendações de vídeos sobre como criar uma conta no Google Analytics e depois como instalar o Google Analytics no seu site. 

Fonte: Canal Adriano Gianini – Youtube – Como Criar uma conta no Google Analytics

Fonte: Canal Adriano Gianini – Youtube – Como instalar o Google Analytics no seu site

E se você quiser se aprofundar mais sobre todas as funcionalidades do Google Analytics, o que eu recomendo muito, vou deixar aqui uma indicação de leitura de um artigo do blog do Neil Patel.

Veja também: Um Guia Completo do Google Analytics em 2023

2 – HubSpot

A HubSpot é uma empresa norte-americana criada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, na qual essa empresa utiliza tecnologia e Inbound (inclusive eles foram os criadores da estratégia Inbound Marketing) , sendo uma plataforma de marketing, vendas e atendimento ao cliente, oferecendo diversas funcionalidades como automação de marketing, gestão de leads, análise de dados entre outros.

A HubSpot reúne em um software mais de 30 ferramentas divididas em 3 módulos:Marketing Hub, Sales Hub e Service Hub. 

O objetivo do software da HubSpot é ser o centro de todas as informações coletadas pela empresa, envolvendo todas as áreas de comunicação, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, passando por todo o processo de captação do lead até o pós-venda. 

O HubSpot CRM é 100% gratuito, permitindo registrar usuários ilimitados e permite registrar até 1 milhão de inscrições (entre contatos e empresas). Com ele você pode:

  • Registrar todas as empresas que têm contato;
  • Fazer um rastreamento de todos os e-mails enviados;
  • Organizar sua pipeline de vendas;
  • Agendar e gerenciar tarefas;

E além do HubSpot CRM, existe HubSpot Marketing e Sales, com planos gratuitos, mas com limitações, e para ter acesso de todas as funcionalidades da ferramenta, existem os planos pagos.

Para conhecer mais sobre esta martech, acesse o site da HubSpot. Abaixo deixo um vídeo do canal Hook Digital, mostrando um panorama do módulo de marketing da Hubspot.

Fonte: canal Hook Digital – Youtube – Módulo de Marketing da HubSpot

3 – RD Station Marketing

O RD Station Marketing é uma plataforma de automação de marketing, que reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital. A ferramenta possui diversas funcionalidades entre elas para atrair, converter e se relacionar com seu público.

E nela, você também pode analisar o resultado de suas ações através de relatórios unificados. 

Com RD Station Marketing fica mais simples administrar a sua presença digital, pois a ferramenta integra diversas ações de marketing e vendas como: gerar e gerenciar leads, controle de publicações e integrações com redes sociais, planejamento de estratégia de SEO, análise de performance de campanhas em sites, criação de automação de e-mail marketing, diversos relatórios para análise, tudo em um lugar só.

Esta ferramenta de martech é muito simples e intuitiva de usar, ela é dividida de acordo com um funil de vendas em cinco partes: dashboard, atrair, converter, relacionar e analisar.

O RD Station Marketing possui 4 planos pagos: Light, Basic, Pro e Enterprise. Acesse o site da RD e conheça mais sobre esta ferramenta.  

Assista abaixo, um vídeo de demonstração da ferramenta RD Station Marketing:

Fonte: canal RD Station – Demonstração da ferramenta

4 – Hotjar

Sabemos que a análise de dados é uma das atividades inerentes ao marketing digital. E dentro de um web site são coletadas diversas informações, que com certeza podem te ajudar a tomar diversas decisões.

Então, imagine poder saber onde seus potenciais clientes mais clicam, como está sendo a navegação no site, quais conteúdos estão sendo ignorados?

Tudo isso e muito mais, a ferramenta Hotjar pode te oferecer, e sempre de uma maneira visual e fácil de entender.

Basicamente, o Hotjar é uma ferramenta de análise de dados, que fornece informações de como as pessoas se comportam no seu site. A primeira vista, pode parecer que ela faz a mesma coisa que o Google Analytics.

Eu diria que o Hotjar complementa o Google Analytics. É uma ferramenta que apresenta muitos recursos visuais, e tem auxiliado diversos profissionais como gerentes de produto e designers UX.

As principais funcionalidades do Hotjar são:

  • Heatmaps (mapas de calor) – essa funcionalidade é muito interessante pois mostra de maior e menor interação com a página. Quanto mais “quente” aparece em vermelho, ou seja, um grande número de visitantes está interagindo com aquela região do site. 
o que é uma martech
Fonte: Imagem do site Hotjar

 No Hotjar, os mapas de calor mostram informação sobre três tipos de interação: Click Heatmaps (áreas mais clicadas da página), Move Heatmaps (áreas em que o mouse foi passado) e Scrol Heatmaps (mostra até onde o usuário rolou a página)

  • Visitor Recordings (gravações de visitantes) – os mapas de calor sem dúvida é uma das funcionalidades mais interessantes do Hotjar. Mas o visitor recordings é  muito legal, pois mostra as gravações da tela com as movimentações de um visitante real. É registrado o percurso do mouse, onde o visitante clicou, a rolagem da página, as páginas visitadas, ou seja, tudo que o visitante fizer no site é registrado. O objetivo desta funcionalidade é analisar o comportamento individual de cada usuário.

 

Fonte: Imagem do site Hotjar
  • Conversion funnels (funis de conversão) – esta outra funcionalidade do Hotjar mostra em quais páginas os visitantes estão deixando o seu site. Uma informação importante para você identificar distrações que estão levando seu visitante para fora do site e impedindo conversões. E utilizando a funcionalidade anterior, a de gravação, você pode ver exatamente o real motivo para o usuário ter saído do site. 
  • Form analysis (análise de formulário) – o Hotjar pode te ajudar a ter mais sucesso com seus formulários. Com este recurso você consegue identificar quais campos demoram mais para serem preenchidos ou que precisam ser preenchidos mais de uma vez, os que são deixados em branco e o que fazem o usuário abandonar a página. 

E muitos outros recursos. O Hotjar tem uma versão básica gratuita, na qual coleta dados do site com até 35 pageviews por dia, e depois tem outros planos pagos como Plus, Business e Scale. 

Acesse o site da Hotjar e conheça mais sobre esta martech. Confira vídeo abaixo do canal Consultoria Digital de como usar o Hotjar.

Fonte: canal Consultoria Digital Youtube

5 – mLabs

A mLabs é uma startup brasileira, que oferece uma plataforma de gerenciamento de redes sociais. Ela está presente no mercado há mais de 8 anos. Atualmente a empresa atende a mais de 200 mil clientes espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Diversas empresas e profissionais da área de marketing como social media, agências de marketing e empreendedores iniciantes utilizam a ferramenta.

A mLabs oferece uma verdadeira experiência de gerenciamento de conteúdo através de diversas funções como criação de posts, agendamento, impulsionamento, possibilidade de responder aos comentários de suas redes sociais pela ferramenta, relatórios completos, acompanhamento da concorrência, criação de páginas de link na bio e muito mais!

Nós como profissionais de marketing sabemos o quão trabalhoso é estar em diversas redes sociais produzindo conteúdo e gerenciando tudo. Por isso, a mLabs busca facilitar esse trabalho para que possamos ter uma melhor produtividade.

As redes sociais que podem ser gerenciadas através dela são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Google Meu Negócio;
  • Youtube;
  • TikTok.

A mLabs é uma ótima ferramenta martech que você não pode deixar de conhecer. E ela está disponível a um custo super acessível. Acesse o site da mLabs para conhecer! 

Abaixo um vídeo do canal da mLabs mostrando as funcionalidades da ferramenta.

Fonte: canal mLabs Youtube

Veja também: Como ChatGPT pode transformar a experiência do cliente

6 – Google Ads

Chegamos a uma das ferramentas mais utilizadas do mercado: o Google Ads (antigo Google Adwords). Mas antes de falarmos dessa ferramenta, vou explicar a diferença entre Martech e Adtech.

De acordo com o que estamos vendo ao longo deste texto, as Martechs são ferramentas voltadas às ações de marketing, ou seja, é um conceito mais amplo envolvendo diversas ferramentas que otimizam os resultados a partir da tecnologia.

Já as Adtechs, junção entre advertising e technology, tem como foco principal a otimização de anúncios e campanhas, ou seja, são voltadas a publicidade. E podemos dizer que o universo das martechs engloba as adtechs.

 O Google Ads é a maior plataforma de links patrocinados no Marketing Digital. Através desta plataforma, você pode divulgar a sua empresa, produtos, serviços de forma rápida e eficiente, e o melhor, pagando apenas quando as pessoas clicam no seu anúncio, visualizam um conteúdo ou ligam para sua empresa.

martech
Fonte: Print autor – pesquisa Google – Exemplos de anúncios

E uma das grandes vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido para as pessoas que estão procurando por aquilo que sua empresa oferece, através do poder de segmentação que a plataforma oferece. 

Para você ter uma ideia, você pode segmentar os seus anúncios por palavras-chave, isto é, palavras que tem a ver com seu negócio, localização geográfica, por idade, dias, horários, entre outros.

E os seus anúncios podem ser exibidos na rede de pesquisa (como mostra imagem acima), na rede Display (aqueles banners que aparecem em diversos sites), no Youtube, no Gmail e na Play Store.

Se você quer aprender a como fazer o seu primeiro anúncio no Google Ads, deixo abaixo, um vídeo do canal Adriano Gianini, ensinando passo a passo.

Fonte: canal Adriano Gianini – Youtube – Tutorial Google Ads

7 – SEMrush

O SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas para análise de SEO. Com esta ferramenta você irá conseguir:

  • Realizar uma pesquisa detalhada de palavras-chave;
  • Fazer análise da sua concorrência, ou seja, descobrir em quais palavras-chave os seus concorrentes estão ranqueado no Google;
  • Descobrir para quais principais termos você está rankeado no Google;
  • Saber os backlinks do seu site e também dos concorrentes;
  • Descobrir táticas de publicidade dos seus concorrentes.

E muito mais!

Em resumo, a ferramenta SEMrush irá te ajudar a desenvolver suas melhores estratégias de marketing digital voltadas para SEO, Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Para termos uma ideia da grandiosidade dessa ferramenta, são mais de 7 milhões de usuários em todo mundo, mais de 20 bilhões de palavras-chave, 142 bancos de dados geográficos e 808 milhões de domínios (dados de março 2021)

A empresa oferece a possibilidade de criar uma conta gratuita e fazer 10 pesquisas por dia de palavras-chave, relatórios de análise, como backlinks, pesquisa publicitária, pode usar a ferramenta Keyword Magic, embora não possa salvar as suas pesquisas. 

E caso queira usar a ferramenta por completo, existem três planos pagos: Pro, Guru e Business. Conheça a ferramenta hoje. 

Quer aprender como usar a SEMrush do zero? Confira vídeo abaixo do canal do Youtube da SEMrush.

Fonte: canal SEMrush Youtube

8 – BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta incrível para analisar como está o engajamento social. Você consegue identificar o que foi compartilhado em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram. 

Outras funcionalidades sobre o BuzzSumo são: rastrear marcas, concorrentes, backlinks, identificar influenciadores, gerar relatórios de análises, entre outros.

Atualmente as mídias sociais são um dos principais canais de distribuição de conteúdo, e através do BuzzSumo você pode conferir quais postagens recebem mais engajamento e com isso melhorar cada vez mais sua estratégia de conteúdo.

Em resumo, o Buzzsumo é um software que te permite fazer buscas dos assuntos mais consumidos e compartilhados na internet ,e com isso você estará por dentro das tendências do momento, e se for pertinente ao seu negócio, com certeza poderá tirar proveito.

 A plataforma tem um plano gratuito com limite de 10 pesquisas mensais, e para utilização com mais recursos conta com planos Pro, Plus e Large.

Acesse o site do BuzzSumo e conheça mais sobre a ferramenta!

Deixo abaixo um vídeo do canal Laschuk sobre como usar o BuzzSumo.

Fonte: canal Laschuk – Youtube

Com isso, chegamos ao final do nosso post, onde falei sobre o que é uma Martech e te mostrei 8 ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar suas estratégias de marketing digital. Você já conhecia todas essas ferramentas? Comenta aqui embaixo, e caso conheça outras ferramentas que não falei aqui, deixe aqui também.

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