Quando conheci o Marketing Digital em 2017, a primeira impressão foi: uau, que incrível, poder com algumas técnicas e ferramentas atingir milhares ou milhões de pessoas e poder vender produtos, serviços, divulgar empresas de pequeno a grande porte. Porém com o crescimento das redes sociais, da internet como um todo, tudo começa a ganhar uma escala maior e começaram a surgir diversos cursos de marketing digital, onde pessoas mostravam ganhos que fogem a realidade do brasileiro. E de lá para cá, começaram a surgir desconfianças se de fato o marketing digital é furada, pois como diz aquele velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
O meu objetivo neste texto, é te mostrar que sim, é possível ter bons rendimentos com Marketing Digital, porém sempre com “muito pé no chão”.
Vamos tratar de alguns mitos que podemos ver por aí e como você pode utilizar o Marketing Digital para você ou seu negócio e colher muitos frutos. Vamos lá!
Antes de falarmos se é furada, o que é Marketing Digital?
Então antes de falarmos se o Marketing Digital é furada, vamos a definição sobre o que é o Marketing Digital.
Segundo a Rock Content, uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo do Mundo:
“Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca (fonte: Peçanha, Rock Content, 2020)”
O Marketing Digital se divide em várias áreas como: gestão de redes sociais, mídia paga através de várias plataformas como Facebook Ads, Google Ads, TikTok, Linkedin, Pinterest, Twitter, e-mail marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, entre outros.
Ou seja, podemos conceituar também que o Marketing Digital é uma maneira de promover produtos ou marcas através das mídias digitais.
Segundo Philip Kotler, considerado pai do Marketing— marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Sendo que atualmente diversos produtos e serviços são comercializados de maneira digital.
Ou seja, Marketing Digital é furada?
Diante de tudo que já vimos anteriormente, podemos dizer que o Marketing Digital não é furada. É baseado em estratégias e técnicas muito bem definidas.
Entretanto, infelizmente muitos mitos foram criados para vendê-lo como algo fácil , receitas milagrosas. E mais a frente irei te apresentar alguns desses mitos.
Atualmente o Marketing Digital é praticado por profissionais das áreas de Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou por aqueles que se especializam na área através de cursos livres ou até mesmo pós-graduação.
O Marketing Digital quando bem-feito e planejado traz diversos benefícios para sua empresa ou marca pessoal. Você poderá atingir milhares de pessoas no mundo todo.E o mais incrível é que no digital, a sua mensagem pode ser entregue para o cliente certo através de uma boa segmentação.
E depois, tudo pode ser mensurado, ou seja, quantas pessoas entraram no seu site/blog, de qual canal vieram os clientes, qual a taxa de abertura numa campanha de e-mail marketing, entre outras métricas que podem ser analisadas.
Com isso, analisando as métricas, você poderá tomar as suas decisões e ver qual estratégia está funcionando melhor e focar nela.
Mitos que te contaram do Marketing Digital
Visto que o Marketing Digital não é furada, vamos ver o porquê ele está associado a alguns mitos. Confira!
Ganhar dinheiro rápido e fácil
Dizem que é uma maneira fácil e rápida para se ganhar dinheiro. Contudo, não é verdade. Para se ter resultados através do Marketing Digital é necessário muito estudo, esforço, planejamento e mensuração de resultados.
Não existem fórmulas mágicas, cada ação de marketing vai depender da definição de uma persona, que seria o seu público ideal e da definição das estratégias que serão adotadas para atrair esse público e começar um relacionamento.
E mesmo a empresa fazendo um bom planejamento de marketing, sempre terá que fazer redirecionamentos para se colocar no caminho certo, pois o marketing digital envolve muitos testes e com isso aprendizados.
Então, é bem provável que os resultados não apareçam no curto prazo, pois como dissemos logo acima, Marketing é relacionamento.
Trabalhar apenas 4 horas por semana?
Um outro mito criado é que no Marketing Digital você terá que trabalhar pouco. Não se engane. Se você é um pequeno empreendedor, que está iniciando um negócio sozinho ou tem a possibilidade de iniciar com uma equipe, terá que trabalhar muito para colocar uma estratégia de marketing de pé.
Terá que criar cronogramas, planejamentos, criar conteúdo para redes sociais, site, blog, configurar sistemas de automações de e-mail marketing, editar vídeos, planejar campanhas de mídia paga entre outros.
E conforme a sua estratégia de marketing for amadurecendo, você e sua equipe forem ganhando experiência com o tempo, você pode utilizar diversas automações que existem, para otimizar muitas atividades.
Uma vez li um livro que se chama: Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferris. Um título bastante ousado não é mesmo? Trabalhar 4 horas por semana, como assim?
Quanto Tim Ferris diz: trabalhar 4 horas por semana, não seria no sentido literal de apenas 4 horinhas, ele foca muito na questão da produtividade. Às vezes trabalhamos 8 horas por dia e somos menos produtivo do que uma pessoa que trabalha 2 horas, 3 horas.
O livro foca bastante na questão de automatizar atividades que muitas vezes podem ser feitas por terceiros ou até mesmo por AI – Inteligência Artificial. Vale muito a pena a leitura para quem trabalha com marketing digital ou quer trabalhar. Segue uma recomendação abaixo.
Marketing Digital não precisa investir?
Diante de outros tipos de publicidades tradicionais, podemos dizer que o Marketing Digital é mais barato, e você pode atrair potenciais clientes para o seu negócio de maneira orgânica, utilizando um blog, redes sociais e e-mail marketing por exemplo.
Porém, ainda é preciso investir tempo para produzir os conteúdos para as redes sociais, blog, e caso não seja você que irá produzir, terá que ter uma equipe ou contratar terceiros.
Temos também a questão da estrutura para colocar um site ou blog no ar, e outras ferramentas que podem ser pagas.
Mas independente de tudo que foi citado acima, o investimento para se iniciar uma operação básica de Marketing Digital em alguns casos pode custar mais barato do que um negócio físico.
E agora que você viu que Marketing Digital não é furada, como bônus por ter chegado até aqui, vou deixar aqui uma parte prática, onde você irá ver algumas estratégias de marketing digital para colocar em funcionamento na sua empresa, principalmente para negócios locais.
6 Estratégias de Marketing Digital para Negócios Locais
Agora vamos a parte prática, onde você irá ver algumas estratégias de marketing digital para colocar em funcionamento na sua empresa.
1 – Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita criada pelo buscador mais conhecido e utilizado na atualidade. Permite que sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps.
Com isso, diversas informações da sua empresa como localização, telefone de contato, site, horário de funcionamento, serviços, produtos, promoções entre outros ficaram disponíveis para os seus potenciais clientes.
E como fazer o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio? É bem simples, veja o passo a passo abaixo:
1 – Acesse : https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/
2 – Depois clique em Gerenciar agora.
3- Para poder cadastrar sua empresa, você terá que estar logado num e-mail do Gmail. Caso não tenha, crie uma clicando aqui
Os próximos passos são bem intuitivos. Nas próximas telas será pedido para apontar qual a categoria do seu negócio, depois colocar o endereço do seu estabelecimento, colocar número de telefone, site da sua empresa caso tenha. Enfim, basta ir preenchendo as informações que se pedem e clicando em próxima.
Eu fiz um vídeo no meu canal do youtube explicando o passo a passo de como cadastrar no Google Meu Negócio.
Colocar a sua empresa no mapa é o primeiro passo da sua estratégia de marketing digital. Segundo o próprio Google, empresas que tem seu cadastro na ferramenta são consideradas mais confiáveis e respeitáveis pelos clientes, principalmente porque através da ficha da sua empresa, com o tempo, você poderá pedir para eles deixarem avaliações, e essas avaliações te ajudaram a conseguir mais e mais clientes para o seu negócio.
2 – Liste sua empresa nos diretórios locais
Você já ouviu falar do TripAdvisor, GuiaMais, Apontador, Yelp? Essas plataformas e muitas outras semelhantes são chamadas de Diretórios Locais.
Os diretórios locais funcionam como se fossem as antigas Páginas Amarelas, Listas Telefônicas, só que da Era Digital. Então, qualquer estabelecimento pode fazer o seu cadastro nessas plataformas, e a grande maioria de forma gratuita.
Nesses diretórios você pode cadastrar informações como nome, telefone, endereço da sua empresa e também acrescentar horário de funcionamento, site, fotos do seu negócio e outros detalhes adicionais.
Outra característica dos diretórios locais é que os clientes podem deixar avaliações e comentários sobre as empresas, algo muito importante para construir a reputação digital.
Milhares de pessoas visitam os sites dos diretórios para buscar informações sobre restaurantes, pet shop, hotéis, lojas, uma infinidade de estabelecimentos. Segundo dados do GuiaMais , um dos maiores portais de buscas locais do Brasil, eles recebem cerca de 20 milhões de acessos mensais em suas páginas e estão entre os 40 sites com maior audiência no Brasil.
Isso com certeza reflete nos negócios. Segundo especialistas da consultoria estratégica BCG , as empresas que listam nos diretórios, o crescimento delas são 40% maior das que não listam.
Enfim, não deixe essa oportunidade de cadastrar sua empresa nos diretórios passar, vou deixar abaixo alguns links, e pesquise na sua cidade quais os que mais se encaixam para o seu negócio.
3 – Crie um site ou blog para sua empresa
Vivemos em um mundo rodeado por redes sociais e muitos donos, principalmente de pequenas empresas, negócios locais, físicos questionam se é preciso ter um site. Então vou listar alguns dos motivos mais importantes para ter um site ou blog para sua empresa.
Sua empresa tem que ser encontrada
Não basta ter um produto incrível, prestar um ótimo atendimento se as pessoas não conseguirem encontrar o seu negócio.
Atualmente o primeiro lugar onde as pessoas vão quando querem saber sobre uma empresa ou produto é no Google.
Então se elas virem uma postagem sua nas redes sociais, com certeza grande parte dessas pessoas depois irão no Google pesquisar pelo nome da sua empresa para conhecer mais sobre ela.
Ou, numa segunda situação delas já estarem no Google pesquisando sobre alguma dúvida que tem , problemas, é importante que você tenha excelentes conteúdos no seu blog e que ele esteja bem posicionado para que as pessoas te encontrem na primeira página, pois segundo pesquisas, 75% das pessoas não passam da primeira página do Google.
Ou seja, para que o seu blog esteja na primeira página do Google, terá que aplicar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). SEO é um conjunto de estratégias aplicadas a um conteúdo com objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas de buscas.
Recomendo a leitura deste texto sobre SEO do Neil Patel, um dos maiores especialistas do mundo no assunto. Depois que terminar a leitura aqui, vale a pena conferir.
Ter a sua própria casa na internet
Ter as suas estratégias de marketing digital nas mídias sociais é de extrema importância porque é lá que a grande maioria das pessoas estão boa parte do dia.
Porém, estamos sujeitos a mudanças de regras das plataformas e aquela audiência tecnicamente não é sua , ou seja, se acontecer algum problema de bloqueio na sua conta por exemplo, você não poderá mais divulgar o seu produto, serviço.
Agora o seu site ou blog é seu, ali você pode construir a sua audiência através de bons conteúdos otimizados com as técnicas de SEO onde poderá atrair muitos visitantes e transformá-los em clientes.
Expansão do negócio
Para que o seu negócio tenha cada vez mais clientes, precisará de mais leads. E para conseguir mais leads, precisa de mais visitantes. E para ter mais visitantes, precisa ter um site.
Hoje em dia, o site muitas vezes é o primeiro canal de contato entre a sua empresa e seu futuro cliente. A atenção das pessoas está na palma da mão, no celular.
Preste atenção quando entrar num ônibus, ou mesmo andar pela rua, ou até mesmo se estiver com pessoas dentro de um carro , onde elas estarão olhando na maioria do tempo, para o celular, navegando em sites, blogs, redes sociais entre outros. E sua empresa precisa estar lá.
O Inbound Marketing é uma estratégia que permite que esses clientes cheguem até você ao invés de você ir atrás deles. E como eles chegarão até você? Através de um conteúdo, por exemplo, que eles encontraram da sua empresa em pesquisas feitas no Google.
Relacionamento com a sua audiência
O papel do consumidor mudou muito desde que a internet passou a fazer parte de nossa vida. O consumidor agora não tem mais um papel reativo ao marketing, é normal que se pesquise antes sobre um produto, serviço, sobre sua empresa antes de tomar uma decisão.
E é nesse ponto que entra o site da sua empresa. Ele acaba se tornando um escritório virtual onde você pode se relacionar com seu público das seguintes maneiras:
- Através de postagens no blog para ajudar a resolver dúvidas da sua audiência relacionado ao seu produto/serviço;
- Disponibilizar vídeos no seu site como treinamentos para os seus clientes;
- Ter um chat em tempo real para falar com seus clientes
É hora de vender
De acordo com a metodologia do Inbound Marketing onde os passos são atrair, converter (em leads), relacionar, agora é chegada a hora da venda,
Se você tem um ecommerce, a venda pode ser feita pelo site mesmo. Agora se a sua venda for mais consultiva, o site servirá como um ponto de apoio e de captação de possíveis clientes para sua equipe de venda possa entrar em contato e fazer o fechamento da venda.
Convencido da importância de ter um site para sua empresa? Então vamos para a próxima estratégia de marketing digital para pequenas empresas, negócios locais: invista nas redes sociais!
4 – Redes sociais: A importância para pequenas empresas
Atualmente temos cerca de 3 bilhões de usuários ativos nas redes e esse número tende a crescer cada vez mais por conta de novas redes sociais surgindo.
Se existe essa quantidade de pessoas usando massivamente as redes, a sua empresa tem que estar lá, a todo momento no feed delas lembrando que você existe.
O importante das redes sociais é você criar conteúdo de qualidade, que ensine algo as pessoas, não apenas ficar falando sobre vendas. É muito interessante utilizar o princípio 80/20: 80 % falar sobre conteúdos e 20% de vendas.
A frequência das postagens também é muito importante, não basta apenas criar um perfil no instagram, facebook, tem que alimentar essas redes com pelo menos uma postagem por dia, ou o que funcionar melhor para sua empresa, nicho de atuação.
E outra dica é buscar fazer postagens nos horários que a sua audiência está mais ativa, para que as chances de engajamento com suas postagens aumentem.
Enfim, para as empresas estar nas redes sociais tem seus benefícios como poder aumentar a exposição da sua marca, criar um posicionamento forte no mercado, fazer a criação de conteúdos que engaje e gere interações e uma maior facilidade de relacionamento com o público.
E Como escolher uma rede social para sua empresa?
Busque estudar através de blogs, ebooks sobre as redes sociais para ver as particularidades de cada uma. Dessa maneira conhecerá mais sobre cada plataforma e os benefícios de acordo com o que tem em mente para o seu negócio.
Para escolher em quais redes sociais investir, tem que conhecer o seu público alvo e saber em quais mídias sociais eles estão mais presentes. Você consegue descobrir isso através de pesquisas com seus clientes atuais. Pergunte, quais redes sociais eles mais utilizam.
Faça uma análise da sua concorrência. Em quais redes sociais eles atuam? Estão fazendo um bom trabalho? A intenção é você fazer uma análise crítica de como os seus concorrentes estão atuando para buscar fazer melhor e se destacar.
E por último, pense na logística. Não adianta abrir conta em uma rede social se não conseguir manter um mínimo de postagens por semana. Faça o que você pode com o que tem e com o tempo vai aumentando.
5 – Tráfego Pago para Negócios Locais
O tráfego pago é uma das estratégias mais utilizadas por grandes empresas de sucesso em todo o mundo. E pode ser uma ótima estratégia para negócios locais, físicos, micro e pequenas empresas.
Este tipo de tráfego funciona através de anúncios feitos em plataformas como Facebook Ads, Instagram, Google Ads, Twitter, Linkedin Ads , entre outros.
Diferente de anúncios feitos na televisão ou no rádio onde você acaba atingindo diversos tipos de públicos que muitas vezes não estão interessados no seu produto ou serviço, com o tráfego pago nas plataformas citadas você consegue segmentar o seu público e chegar em quem realmente se interessa pelo o que a sua empresa oferece.
Por exemplo, no facebook tem a possibilidade de através do CEP de onde está localizado a sua empresa, dizer a plataforma que quer o seu anúncio aparecendo num raio de 1km, 2 km da sua empresa, para pessoas de 22 a 45 anos, que tenham interesse em …….
Outra vantagem de fazer anúncio nessas plataformas é que só paga quando o consumidor clicar no anúncio, ou seja, somente quem tem interesse. Os anúncios podem ser feitos em de diversas formas: textos, imagens ou vídeo.
Enfim, estou te mostrando os caminhos, busque um aprofundamento com vídeos no youtube por exemplo ensinando como fazer anúncios nessas plataformas e aplique em seu negócio.
6 – Influencers Locais
O influenciador digital é aquela pessoa que adquiriu credibilidade dentro de um nicho de mercado e por ter conseguido um grande número de seguidores, consegue influenciar as pessoas ditando tendências, opiniões, comportamentos entre outros.
Então busque Influencers dentro do seu nicho de mercado em sua cidade e faça parcerias para divulgar a sua empresa, o seu negócio local.
Alguns influencers irão cobrar um valor fixo para fazer a divulgação do seu produto/serviço ou em alguns casos pedirão que você envie o seu produto a eles para que possam fazer um vídeo comentando a experiência.
Chegamos ao final do nosso artigo, onde tratamos sobre se Marketing Digital é furada e de bônus te mostrei 6 estratégias de marketing digital para pequenas empresas e negócios locais. Procurei dar o caminho pra você, agora busque se aprofundar nas estratégias que quer iniciar e bons negócios!
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Até mais!
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