O Dropshipping é um modelo de negócios onde você como vendedor, não mantém estoque dos produtos que vende, ou seja, os seus fornecedores enviam os produtos diretamente ao cliente. No Mercado Livre, você pode cadastrar diversos produtos de seus fornecedores dropshipping, e quando acontecer uma venda, o fornecedor irá enviar o produto diretamente a casa do seu cliente. A sua responsabilidade será gerenciar a logística e comunicação com seus clientes e fazer um bom marketing para os seus produtos. Então, continue a leitura e aprenda como fazer dropshipping no Mercado Livre em 2023.
O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil e da América Latina, e muitos e-commerces já o utilizam como um canal de vendas. E dados da Total Press em parceria com o portal E-commerce Brasil mostraram que a cada 10 lojas, 2 fazem o uso do modelo de dropshipping para comercializar parte dos seus produtos, e que apenas 5% utilizam desse método para vender todo o seu catálogo de produtos.
De fato, a utilização do modelo de negócios dropshipping no Brasil por parte das lojas virtuais é baixa, mas tem muito potencial para ganhar tração nos próximos anos. Isso se deve a diminuição dos custos com logística estarem diminuindo a cada ano, possibilitando aos lojistas diversificarem cada vez mais seu portfólio de produtos.
Continue a leitura e descubra tudo sobre como fazer dropshipping no Mercado Livre em 2023!
O que é o Dropshipping e quando surgiu?
O Dropshipping é um modelo de negócios onde você não mantém estoque dos produtos que vende, ou seja, toda vez que alguém comprar algum dos seus produtos, você irá repassar o pedido ao seu fornecedor, e ele fará o envio do produto direto ao cliente. Confira a imagem abaixo.
Vender produtos no Mercado Livre utilizando dropshipping é válido tanto para fornecedores nacionais quanto para internacionais. Alguns vendedores no Mercado Livre divulgam produtos que vêm da China, por exemplo, e outros divulgam produtos de fornecedores nacionais ou ainda podem trabalhar com os dois tipos.
Muitos vendedores costumam encontrar produtos em sites como Aliexpress, e depois os cadastram no Mercado Livre.
O dropshipping surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, através de sites de leilões como o Ebay. Logo, o modelo de negócios se tornou um sucesso e a China entrou nesse mercado a partir de 2006.
Diversos sites da China como Aliexpress, Alibaba, 1688, DHgate, começaram a oferecer preços competitivos, produtos cada vez mais com qualidade e facilidade de envio para o Brasil. Isso foi o suficiente para diversas pessoas começarem a montar lojas virtuais utilizando métodos de envio direto ao cliente.
Hoje em dia, o Dropshipping é utilizado no mundo todo em diversos mercados e indústrias. No Brasil, além do dropshipping internacional, onde muitos dos produtos vêm de fornecedores na China, já existem muitos fornecedores nacionais.Confira abaixo, uma lista de fornecedores nacionais, separados por segmentos:
Moda
Acessórios
- Imagem folheados (bijuterias e joias);
- LUXJÓIAS (bijuterias e joias);
- Empório bags (bolsas).
Eletroeletrônicos e móveis
- Gazin .
Confira aqui, mais fornecedores dropshipping de diversos segmentos: Lista com fornecedores .
Dropshipping no Mercado Livre: Como Fazer em 2023 [Passo a Passo]
Agora que você já conhece um pouco sobre o que é o dropshipping, suas origens e como ele funciona, vamos ver o passo a passo de como fazer dropshipping no Mercado Livre. O primeiro passo é criar a sua conta no Mercado Livre.
1 – Crie sua conta no Mercado Livre
O primeiro passo para você começar a fazer dropshipping no Mercado Livre é criar uma conta. Acesse o site do Mercado Livre ou baixe o aplicativo da plataforma que está disponível para sistema Android ou iOS.
Caso você já tenha uma conta como consumidor, não é necessário fazer outro cadastro, basta deixar ela o mais profissional possível. Mas se ainda não tiver conta, clique em “Criar sua conta”. Após, você será redirecionado para a página de cadastro pessoa física. Caso queira se cadastrar como empresa, clique em “Criar uma conta de empresa”.
Para cadastro pessoa física, será pedido os seguintes dados:
- Nome completo;
- CPF;
- E-mail;
- Criar uma senha;
Agora, caso você queira se cadastrar como empresa, será os seguintes dados:
- CNPJ;
- Razão Social;
- E-mail;
- Criar uma senha
Com todos os dados preenchidos, clique em “Continuar”. Logo após, você receberá um código de confirmação de cadastro no e-mail cadastrado. Pegue este código e coloque no campo solicitado e pronto! A sua conta no Mercado Livre está ativada e pronta para começar a vender.
Abaixo, um vídeo do canal WM Tutoriais ensinando como fazer uma conta no Mercado Livre para vender, confira.
2 – Escolha dos produtos e nichos que irá vender
O segundo passo para você começar a fazer dropshipping no Mercado Livre é escolher os produtos que irá vender, escolher um nicho. O ideal é que se escolha um nicho que goste, que tenha afinidade e até conhecimento. Assim, o processo para escolher os produtos ficará mais fácil.
Acima eu te dei uma lista com alguns segmentos, mas aqui você pode conferir uma lista mais completa com diversos fornecedores e segmentos para escolher.
No vídeo abaixo, do canal Nuvem Shop, veja o que NÃO vender com dropshipping:
Uma dica muito legal para descobrir os produtos que estão em alta no Mercado Livre, é abrir o site do Mercado Livre, vá até o rodapé e clique em “Mais Informações”. Na primeira coluna da esquerda para direita, clique em “Tendências”, conforme mostra a imagem abaixo.
Depois de clicar em “Tendências” você verá os produtos que estão sendo mais buscados. É uma grande ajuda para ter ideias de bons produtos e nichos para trabalhar.
3 – Encontre bons fornecedores
A próxima etapa para começar a fazer dropshipping no Mercado Livre é escolher os fornecedores. Definido os produtos e nichos que irá trabalhar, o recomendado é que se tenha de 1 a 3 fornecedores confiáveis, já que essa parte é uma das mais importantes do seu negócio – fazer com que o produto chegue a casa dos seus cliente – visto que isso é a alma do dropshipping.
Faça uma boa pesquisa com base na lista de fornecedores que foi passada acima e entenda os preços e prazos de cada fornecedor, sua reputação. Uma dica é pedir amostra aos fornecedores para checar a qualidade do produto, já que os produtos serão enviados diretamente ao cliente e você não terá contato com os produtos no dia a dia da operação.
4 – Crie suas listagens de produtos com informações completas
Definido os produtos que irá vender e de quais fornecedores irá adquirir, é hora de cadastrar os produtos no Mercado Livre. Busque fornecer o máximo de informações na descrição dos produtos. Também é fundamental incluir boas fotos, já que são através delas que os clientes poderão ver detalhes dos produtos. Geralmente os próprios fornecedores fornecem as fotos.
Caso você peça uma amostra do produto ao fornecedor, você mesmo pode tirar boas fotos do produto.
Aqui vai uma dica: quando você for cadastrar os produtos no Mercado Livre, atente-se para o título do produto. O título dos produtos no Mercado Livre está atrelado a um conceito chamado de SEO – Search Engine Optimization.
E o que significa SEO? No português, Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, você deve cadastrar os produtos com o título que as pessoas mais buscam na plataforma e também no Google e não com o título que você acha que deve ser.
E como fazer isso? Você pode utilizar ferramentas como o Ubersuggest. Uma ferramenta que mostra o volume de buscas que uma palavra chave tem nos principais mecanismos de busca como o Google e ver também variações dessa palavra.
Dessa forma, ao cadastrar o produto de acordo como as pessoas buscam, as chances dela encontrar o seu produto aumentam, já que os produtos cadastrados no Mercado Livre, com o tempo começam a ranquear organicamente no Google, e com isso você irá atrair tráfego para eles.
Logo mais, iremos falar sobre estratégias para divulgar seus produtos de dropshipping no Mercado Livre.
5 – Definição dos prazos de entrega
Um dos diferenciais do Mercado Livre é a postagem rápida e a entrega rápida dos produtos. Entretanto, trabalhando com dropshipping, os prazos de postagem e entrega serão um pouco maiores, principalmente para dropshipping internacional.
Por isso, depois de verificar com seu fornecedor qual o prazo de postagem e entrega do produto, adicione essa informações ao anúncio do produto para que os clientes possam ficar cientes.
Dessa forma, as expectativas entre você e o cliente ficam alinhadas quanto aos prazos de postagem e entrega do produto.
6 – Construção de uma boa reputação
O Mercado Livre é uma plataforma que leva muito em consideração a reputação dos vendedores no momento de classificar os anúncios. Por isso, sempre mantenha um bom relacionamento com os clientes, cumprindo os prazos de entrega e resolvendo eventuais problemas com agilidade.
Outros pontos importantes: mesmo que não seja você o responsável pelo envio dos produtos, verifique com seu fornecedor os códigos de rastreamento para passar aos clientes, para que eles possam acompanhar todas as etapas da entrega.
E por último, mas não menos importante, sempre ofereça um bom atendimento ao seu cliente, respondendo a todas as dúvidas cordialmente e o mais rápido possível.
Quais tipos de produtos vender em Dropshipping?
E aí, pronto para começar a fazer dropshipping no Mercado Livre? Já vimos muita coisa até este ponto. Mas se você ainda estiver em dúvida do que vender em dropshipping, saiba que não existe uma receita pronta. O que você vai vender depende da persona da sua empresa, nicho escolhido e diversos outros fatores.
Mas eu fiz uma lista, para te ajudar a escolher o que vender, veja abaixo:
- Roupas e acessórios;
- Produtos eletrônicos;
- Produtos de beleza e cuidado pessoal;
- Produtos para casa e jardim;
- Brinquedos e jogos;
- Produtos de decoração;
- Produtos para animais de estimação;
- Produtos fitness e saúde;
- Artigos de papelaria e escritório;
- Produtos para bebês e crianças;
- Produtos de cozinha e culinária;
- Produtos de artesanato e hobby;
- Itens de moda e acessórios para homens e mulheres.
Como divulgar meus produtos do Mercado Livre
1 – Mercado Livre Ads
O Mercado Livre Ads ou Mercado Ads é uma ferramenta de anúncios do próprio Mercado Livre que possibilita criar campanhas de anúncios para divulgar os produtos no site, permitindo assim que os seus produtos apareçam em destaque na busca dos usuários.
Para saber mais informações sobre o funcionamento desta ferramenta, acesse este tutorial do próprio Mercado Pago
2 – Utilizar as Redes Sociais
Utilize redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok para divulgar os produtos do Mercado Livre. Você pode divulgar o link dos produtos através de postagens orgânicas e também utilizar os anúncios pagos.
No Facebook e Instagram é possível criar anúncios segmentados gastando pouco inicialmente.
3 – Marketing de Conteúdo
Você já ouviu falar no Marketing de Conteúdo? Basicamente, esta estratégia consiste em atrair as pessoas para o seu produto através de conteúdo relevante, como por exemplo este artigo que você está lendo. Provavelmente você chegou até aqui, através de uma busca no Google. Ou seja, foi atraída por um conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma forma menos invasiva para divulgar os seus produtos. E você pode fazer de diversas formas como Blog posts, vídeos no Instagram, Facebook, TikTok, Youtube.
Um ponto muito importante quando se trabalha com a estratégia do Marketing de Conteúdo é sempre otimizar os conteúdos com técnicas de SEO, para que haja ranqueamento nos mecanismos de busca.
4 – Anúncios no Google Ads
Uma outra forma de atrair tráfego para os seus produtos é utilizar a plataforma do Google Ads. Nesta plataforma você pode exibir anúncios nos seguintes formatos:
- Rede de pesquisa – São os anúncios que aparecem no começo da página do Google e também no final, sempre acompanhados da palavra “anúncio”. E o que aciona os seus anúncios são as palavras chaves que as pessoas buscam no Google, e você só paga se o anúncio for clicado.
- Rede de Display – Esse formato refere-se aos anúncios que aparecem em outros sites parceiros do Google, como por exemplo os portais de notícias. Há diversos formatos como imagem, banner, texto.
Vale a pena fazer Dropshipping no Mercado Livre?
Chegamos ao final do nosso artigo e fica a pergunta: vale a pena fazer dropshipping no Mercado Livre? Ao meu ver, se você estiver iniciando as suas vendas pela internet e tem pouca verba, o dropshipping no Mercado Livre pode ser uma boa estratégia para você se capitalizar.
Mas a longo prazo, eu investiria na construção de uma loja própria de dropshipping, pois com a sua loja própria, você teria mais controle da operação e teria mais ferramentas.
Hoje por exemplo, você tem plataformas como Shopify, Nuvemshop que disponibilizam ferramentas para cadastro de produtos do Aliexpress por exemplo, e outras ferramentas que automatizam os pedidos dos clientes.
Gostou de saber mais sobre como fazer dropshipping no Mercado Livre? Deixe seu comentário abaixo, vou adorar saber o que achou e me siga nas redes sociais Instagram e Linkedin
Até mais!
Pingback: 10 Dicas de Como Usar Redes Sociais para Vender Mais
Pingback: Como Fazer Tráfego Pago no Instagram: Guia Completo