Nos tempos atuais, as redes sociais desempenham um papel importantíssimo nas estratégias de marketing, e essas tem uma grande contribuição no desempenho dos negócios de todos os tamanhos e setores, principalmente quando falamos de vendas. Juntamente com outras estratégias de marketing como e-mail marketing, mídia paga, as redes sociais nos ajudam a alcançar potenciais clientes, aumentar a conscientização de marca e é claro, aumentar as vendas. Neste post, falaremos sobre 10 dicas de como usar as redes sociais para vender mais.
Um dos benefícios das redes sociais é permitir que você, como empresa, possa estabelecer vínculos únicos com seus clientes, sendo que isto através de um site por exemplo, pode ser mais complicado. A rede social pode proporcionar um contato mais próximo com seu potencial cliente.
E para que você possa ter sucesso com as redes sociais e assim conseguir aumentar suas vendas, tudo começa com um bom planejamento.
Neste post, mostrarei como usar as redes sociais para vender mais no seu negócio baseado em estratégias de marketing.
Então, continue a leitura. Vamos nessa?
O que é marketing de redes sociais?
O marketing de redes sociais se resume a você utilizar plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin entre outras para divulgar seus negócios e consequentemente vender seus produtos e serviços.
Detalhando um pouco mais, o marketing de redes sociais trata-se de encontrar o seu público-alvo nas redes sociais e posicionar a sua marca na vida das pessoas. É fazer com que as pessoas passem a te seguir. E com isso, sua marca passa a ficar cada vez mais conhecida entre a sua audiência, aumentando o engajamento atraindo potenciais clientes e gerando conversões.
Embora possa parecer que o marketing de redes sociais seja apenas publicar posts no feed, existem muitas atividades envolvidas no processo como:
- planejamento;
- produção de conteúdo;
- interação com o público;
- investimento em anúncios;
- monitoramento;
- otimização da estratégia.
fonte: Rock Content
Visto sobre o que é o marketing de redes sociais e quais são os processos a serem feitos, vamos entender qual a importância de se executar esta estratégia e depois entender como usar as redes sociais para aumentar as vendas de um negócio.
Qual a importância do marketing de redes sociais?
Desde que surgiram as redes sociais (quem aí não se lembra do Orkut), elas passaram a quase que obrigatoriamente a fazer parte das estratégias e planos de marketing digital das empresas, e com isso, houve uma transformação na relação cliente-empresa, tornando essa relação mais próxima.
As empresas e marcas como um todo perceberam um grande benefício de estar nas redes sociais para se aproximar cada vez mais das pessoas, e desenvolver vínculos.
De acordo com o site Datareportal, existem 4,76 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo mundo em janeiro de 2023, o que equivale a 59,4% da população mundial. Ainda segundo o site, nos últimos 12 meses mais de 137 milhões de novos usuários passaram a utilizar alguma rede social.Isso equivale a um crescimento anual de 3%, sendo em média 4 novos usuários a cada segundo.
Diante de tantas pessoas utilizando as redes sociais, veja quais foram as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022:
- WhatsApp – 165 milhões de usuários;
- Youtube – 138 milhões de usuários;
- Instagram – 122 milhões de usuários;
- Facebook – 116 milhões de usuários;
- TikTok – 73,5 milhões de usuários;
- Messenger – 65,5 milhões de usuários;
- LinkedIn – 56 milhões de usuários;
- Pinterest – 30 milhões de usuários;
- Twitter – 19 milhões de usuários;
- Snapchat – 7,6 milhões de usuários;
fonte: bit Magazine
O marketing de redes sociais pode ajudar a sua empresa a: aumentar o engajamento com o seu público, humanizar a suja marca mostrando o dia a dia da sua empresa, divulgar o seu negócio a mais pessoas, gerar mais vendas de produtos e serviços, conhecer melhor sua audiência, ser canal de atendimento aos clientes e segmentar anúncios.
Como usar as redes sociais para vender mais de forma estratégica
1 – Defina metas alinhadas com seu negócio
Chegou a hora de colocarmos a mão na massa. Depois de vermos sobre o que é o marketing de redes sociais e qual a sua importância, vamos ver de fato como usar as redes sociais para alavancar o seu negócio.
A primeira etapa começa por definir as metas que estejam alinhadas com o seu negócio, ou seja:
- Quero aumentar em quantos X% as vendas do meu negócio?
- Ou quero adquirir quantos novos clientes?
- Aumentar o reconhecimento do produto/marca?
- Aumentar o número de seguidores em determinadas redes sociais?
Enfim, são diversos tipos de metas que você pode definir, e cada negócio tem as suas principais, por isso, busque definir objetivos que sejam claros e mensuráveis com as estratégias de marketing nas redes sociais, para que não fique um trabalho somente focado em produzir conteúdos aleatórios.
E depois de definir quais serão as metas do seu negócio, é necessário fazer o acompanhamento das ações de marketing através de métricas. Você deverá analisar métricas como engajamento e taxas de conversão se o seu objetivo for aumentar as vendas.
Agora se o objetivo for reconhecimento de marcar por exemplo, rastrear curtidas e número de seguidores é essencial.
2 – Esteja onde seu público está
Depois de definida as metas alinhadas ao seu negócio, é hora de escolher as redes sociais na qual o seu público está presente. Você pode optar por estar em todas as redes sociais, se você tiver recursos para isso. Agora, caso contrário, busque observar quais as redes sociais que o seu público mais utiliza.
Por exemplo, se o seu negócio é B2B, ou seja, você vende para outras empresas, uma rede social interessante é o LinkedIn, mas caso seja uma loja de roupas por exemplo, talvez o Instagram e/ou TikTok seja interessante.
Para aqueles que já tenham um negócio em funcionamento, pergunte aos seus atuais clientes quais redes sociais eles mais utilizam. Uma forma simples e fácil de fazer isso, é elaborar uma pesquisa utilizando por exemplo o Google Forms e enviar esta pesquisa pelo WhatsApp para os seus clientes perguntando qual rede eles mais usam.
Agora, se você estiver iniciando um negócio, as redes sociais mais indicadas por terem uma grande base de usuários é o Instagram e Facebook, ou até mesmo o TikTok, já que é a rede social que mais cresce no momento.
3 – Otimize suas postagens utilizando técnicas de SEO
Você já ouviu falar sobre SEO? A sigla SEO significa Search Engine Optimization, um conjunto de técnicas que são usadas para melhorar o posicionamento de conteúdos de um site, blog perante os mecanismos de buscas como Google, Bing, gerando assim tráfego orgânico.
Para exemplificar: você que está lendo este conteúdo agora, provavelmente deve ter buscado no Google ou outro mecanismo de busca pela palavra chave “como usar as redes sociais para vender mais” ou algum termo parecido. Como eu apliquei técnicas de SEO a este artigo como por exemplo, otimizei ele para a palavra chave citada, ele apareceu nas buscas para você e você está aqui.
Claro que expliquei de uma maneira simples, mas se você quiser saber mais sobre este assunto, veja aqui
Para você ter uma ideia da importância do SEO para redes sociais, de acordo com o próprio Google, 40% da geração Z (nascidos a partir dos anos 2000), preferem fazer pesquisas no TikTok e Instagram. Por isso esse novo hábito entre os mais jovens, está mudando a forma de consumir conteúdo. (fonte: Rock Content)
E quais práticas de SEO você pode aplicar as suas redes sociais para vender cada vez mais:
- Conquiste mais seguidores – sabemos que não é uma tarefa fácil, entretanto, criando bons conteúdos voltados ao seu público alvo, com certeza irá chamar a atenção deles. Você também pode impulsionar os seus posts através da plataforma do Facebook Ads por exemplo ou Instagram e com isso alcançar mais pessoas que consequentemente podem se tornar seu seguidor;
- Otimize seu perfil – Ter uma boa foto de perfil que represente sua empresa e uma descrição clara na sua bio dizendo o que sua empresa faz, representa. Neste ponto é muito importante se atentar a sua identidade visual. Busque utilizar as mesmas cores em todas as suas redes sociais.E não perca a oportunidade de colocar um link na bio. Esse link pode ser direcionado para o site da sua empresa, canal do Youtube ou para o WhatsApp de atendimento aos clientes;
- Otimize seus posts para buscas – Na hora de postar seu conteúdo nas redes sociais, o uso de hashtags é essencial. As hashtags funcionam como palavras-chave e facilitam com que os usuários encontrem o seu conteúdo. Então em redes sociais como Instagram e TikTok é muito importante fazer uso desse recurso;
- Faça uso de vídeos – invista em vídeos. Com o crescimento do TikTok, a grande maioria das plataformas estão dando preferência para este formato. No Instagram por exemplo, você pode investir nos vídeos para o Reels, no Youtube temos o formato do shorts, e é claro o TikTok.
- Volume de postagens e horário – a constância nas redes sociais é um ponto muito importante. De nada adianta fazer posts de forma aleatória, sua audiência pode perder o interesse com o tempo e deixar de te seguir. Por isso estabeleça uma frequência de postagens, 2 vezes por semana, 3 vezes por semana, todos os dias, enfim, uma frequência que consiga cumprir.
Fora o volume de postagem, descubra os melhores horários para postar. Essa informação você pode encontrar no seu próprio Instagram.
Se você já tem uma conta empresarial do Instagram, no seu perfil clique em “Painel profissional”, depois em “Insights sobre a conta” clique em “Ver tudo”. Em “Visão geral”, clique em “Total de seguidores”. Role até o final, onde verá “Períodos mais ativos”. Nessa parte, você pode ver conforme o dia da semana, quais os melhores horários para postar.Basta clicar sobre as “barras” que irá aparecer quantos dos seus seguidores estão mais ativos conforme o horário.
Uma observação: só consegue ver essa informação dos melhores horários quando o perfil tiver pelo menos 100 seguidores.
4 – Construa relacionamentos
Utilize as suas redes sociais para construir relacionamentos. Nós todos gostamos de fazer negócios com quem já conhecemos ou temos mais intimidade. Por isso, sempre que seus potenciais clientes comentarem em suas postagens, busque responder a todos o mais rápido possível. É muito desagradável quando perguntamos algo a uma empresa e não temos resposta.
Muitas vezes o cliente quer comprar de sua empresa mas tem dúvidas, então responsa a todos. Destine alguém de sua equipe para ficar de olho em todas as suas redes sociais.
Veja também: Como Fazer Dropshipping no Mercado Livre
5 – Use conteúdo interativo
Sabemos que é tentador tentar aumentar as vendas com as redes sociais a todo momento, mas em alguns momentos é preciso educar o consumidor e entreter.
A grande maioria das pessoas utilizam as redes sociais nos momentos livres para relaxar, ver conteúdos engraçados, entre outros. Então uma maneira de promover os seus produtos sem parecer insistente é realizar sorteios.
Postagens que envolvem sorteios podem se espalhar rapidamente além dos seus seguidores, principalmente se você incentivar as pessoas a compartilhar e marcar amigos como forma de participar do sorteio. Realizar sorteios é uma maneira fácil de viralizar e alcançar um público amplo, e mais, sem muitos investimentos.
E mais: fazer sorteio nas redes sociais é muito fácil utilizando ferramentas como Sorteiogram.
Mas antes de fazer o sorteio, busque saber todas as diretrizes e regras da plataforma onde irá fazer o sorteio.
6 – Invista em anúncios patrocinados
As plataformas de redes sociais cada uma delas tem milhões de usuários, e mesmo que por exemplo, você tenha conseguido atingir 10 mil seguidores no Instagram, quando você fizer suas postagens, infelizmente irá atingir muito pouco dos seus próprios seguidores. Então uma maneira de alcançar o seu público é investir em anúncios patrocinados.
A grande maioria das plataformas tem a opção de promover anúncios. Entre as opções temos Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads, Tiktok Ads, entre outras. Com isso, os seus conteúdos irá atingir uma visibilidade maior e como consequência você poderá aumentar as suas vendas através das redes sociais.
Ah, mas de quanto seria o investimento inicial para começar a anunciar? Isto irá variar de cada plataforma, portanto busque conhecer as ferramentas de anúncio de cada rede.
7 – Utilize imagens e vídeos para destacar seus produtos
Para que um usuário de redes sociais seja convencido a começar a te seguir e você poder transformar esse usuário em seu cliente, é preciso produzir conteúdos de qualidade. E pensando neste sentido, você irá produzir ao menos 3 tipos de conteúdo:
- Conteúdo para engajamento: este tipo de conteúdo é mais focado em fornecer informações gerais ao seu público, usando por exemplo enquetes;
- Conteúdo de display: O conteúdo display consiste em mostrar o seu produto em ação, sem parecer que se trate de uma postagem para vender. Exemplos: vídeo de clientes falando do produto, mostrando seu funcionamento ou você mesmo fazendo imagens do produto mostrando os benefícios;
- Conteúdo para vendas – esses conteúdos são mais diretos, focados na venda, chamando as pessoas a tomarem uma ação de compra.
Lembre-se: as pessoas estão nas redes sociais não necessariamente em busca de comprar algo. Por isso, capriche nos vídeos, fotos, legendas de suas postagens para atrair atenção, e com certeza você irá conseguir aumentar as suas vendas.
8 – Crie uma identidade visual
A parte estética de uma rede social é muito importante, pois as redes sociais do seu negócio funcionam como uma vitrine virtual. Por isso, garante que sua marca tenha uma identidade visual própria.
Escolha uma paleta de cores e a utilize em todos os materiais: banners, anúncios, imagens em geral. Geralmente a paleta de cores será de acordo com a logo da sua empresa.
Um site que pode te auxiliar a escolher a sua paleta de cores é o da Adobe Color. Acesse aqui.
Uma empresa que tem uma identidade visual, tende a criar laços com a sua audiência, porque as cores e elementos transmitem diversas sensações.
9 – Calendário Editorial
Você já deve ter percebido até aqui, que terá diversos canais para administrar. Então, nada melhor do que ter um calendário editorial. O calendário editorial te permite organizar toda a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Veja os benefícios de um calendário:
- Definição de prazos para produção de conteúdos;
- Planejamento de datas das publicações em cada rede social;
- Não perder datas comemorativas;
- Estipular em quais redes sociais será postados cada tipo de conteúdo;
- Outras informações que sejam importantes para sua estratégia.
Com o calendário editorial, as suas postagens ficarão mais organizadas e irá melhorar a experiência do seu usuário, consequentemente aumentando engajamento e conversão em vendas.
Acesse aqui um calendário produzido pela Resultados Digitais.
10 – Medir e analisar as ações de marketing
E por último, mas acredito que seja uma das partes mais importantes de uma estratégia de marketing, é analisar os resultados. Não deixe de acompanhar os resultados de suas ações, para que possa estar sempre buscando melhorias, vendo o que funciona e o que não funciona.
Todas as plataformas de redes sociais, seja Instagram, Facebook, TikTok, Youtube, possuem uma parte de “insights”, onde você pode ver as métricas de suas postagens.
No Instagram por exemplo, para contas empresariais, você vai até o perfil, clica em “Painel Profissional”, depois no canto superior direito clique em “Ver Tudo” e pronto. Terá acesso a diversas métricas como contas alcançadas, contas com engajamento, quantos seguidores aumentos, entre outros.
Chegamos ao final do nosso artigo de como vender mais com as redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e me siga nas redes sociais Linkedin e Instagram. Até mais!
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